quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Largada e Chegada


Acabou... Sempre que acabamos uma prova, sentimos um misto de emoções, principalmente por saber que fomos capazes de completar esse desafio.
Desde que comecei a me aventurar pelo universo das ultras maratonas, tento transferir o máximo que aprendo para a minha vida pessoal e profissional. 2010 acabou e um misto de emoções povoa a mente de todos, e muitos podem pensar em até terem fracassado no ano que passou. Aprendi nas ultras, que não existe fracasso, completar ou encarar uma ultra já deve ser visto como uma conquista por si só. Acredito que podemos pensar o mesmo na vida, conseguir ou não os objetivos traçados não devem ser visto como conquista ou derrota no ano que passou, o importante é que concluirmos e chegarmos ao final, e agora é hora de traçar os planos para 2011.
Como faço nas ultras, não pretendo sair muito forte, até porque sei que se queimar toda a energia no começo não terei fôlego no final. Quero estudar o terreno que vou encarar, não importa se a prova é de 10km, 42km ou 217 km, para todas vou ter que dar o primeiro passo o segundo passo e assim por diante. Devo sempre me lembrar que as vezes devo parar para verificar minha estratégia e avaliar se devo continuar nesse plano, ou se as circunstâncias me devem levar ao plano B, sempre me lembrar da família e dos amigos pois sem eles não vou conseguir sozinho, lembrar também de olhar e curtir a paisagem pois o caminho é tão importante quanto a chegada, e o mais importante nessa prova vou me lembrar de sorrir mais.


Aproveito e te convido para me acompanhar nessa prova.
Vamos juntos encarar 2011.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

São Paulo by night

Enquanto a maioria de meus colegas corredores está na fase de diminuição de volume e ritmo, eu e a galera que vai para BR135 estamos rodando bastante.
Os treinos que me foram passados pelo mestre Branca, estão com uma rodagem muito interessante, e aos poucos ele foi introduzindo caminhadas nos treinos de corrida, pois correr todo ultra sabe, o diferencial é quem sabe caminhar pois na BR, principalmente nas subidas devemos caminhar muito.
Sendo assim ontem as 18:30h fui fazer um treino de 20km, exclusivo de caminhada, onde eu não poderia correr.
Aproveitei e fui ao parque do Ibirapuera onde lá eu rodei 10km, no final dos 10 km a noite começava a cair e pude ver a árvore do parque ligar as suas luzes.

Depois de curtir esse visual, resolvi continuar no ritmo natalino, e segui o treino rodando pelo bairro dos jardins, subi a rua Ministro Rocha Azevedo (subida mais íngreme até a Av.Paulista). Chegando na Paulista pude observar a avenida toda enfeitada para o Natal.




Caminhei toda a Paulista, Vergueiro e Rua Domingos de Moraes até a av. Sena Madureira, descia avenida e voltei para casa.
Treinar caminhada é um trabalho mental fantástico, pois temos que sempre segurar o ímpeto de começar a correr, sem contar que se trata de um treino muscular diferente da corrida.
Completei o treino de 20 km em 3:17 h.
Minha sugestão é quem estiver ou vier para sampa, ir no parque após as 20:00h e ver o show de natal no lago e a iluminação da árvore. E depois ir ver a decoração de natal na Paulista, é tudo bem bacana e de graça.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Relatório das 24 horas de Campinas

Esse final de semana aconteceu a prova 24 Horas Ultramarathon de Campinas no Parque do Taquaral.
A prova teve início as 10:00h da manhã de sábado com término no mesmo horário de domingo.
Desta vez fiz em quarteto com os colegas da Top Notch.

Este tipo de prova em equipe pode ser feito na estratégia que a equipe escolher. Sendo assim optamos por cada membro da equipe rodar por 4 voltas (11km) e revezar assim até a noite. A primeira a começar foi a Fernanda Melo, seguida pelo Marquinhos, Rodrigo e Eu.
Vale falar que fui apresentado para a minha equipe na manhã (ou madrugada de sábado), e foi bem legal vivenciar essa experiência com pessoas que não conhecia e que até então ainda não tinham vivenciado a experiência Ultra.
Logo pela manhã meu primo Tonho e a Tânia, que moram em Campinas vieram me ver e tivemos a chance de conversar um pouco antes de eu largar, foi ótimo vê-los bem, e ver a barriguinha da futura mamãe crescendo.


Eu fui fazer a minha primeira perna de 11km as 13:00h e o termômetro já marcava 40 graus, percebi que o sol afetou muito o rendimento da maioria dos atletas.


No final da tarde por volta das 17:00h voltei para pista e completei mais 11 km, esse horário a temperatura começava a abaixar e vibrei quando chegou aos 36 graus.
Outra rodada de 4 voltas começou e a Fernanda ainda estava com o mesmo pique inicial, por falar nisso o astral dela é excelente!! Depois disso o Marquinhos também retornou a pista fazendo mais 11km em um tempo muito bom, vale falar que a consistência de ritmo dos membros da minha equipe foi excelente, porém o Marquinhos já começava a apresentar um cansaço fruto do desgaste dos 33 km percorridos e da semana estafante de trabalho que teve. O Rodrigo me parece que sentiu o desgaste do sol mais que os outros e não conseguiu completar os 11km e rodou na sua terceira entrada 8,750 km. Essa altura da prova percebi que precisaria rodar um pouco mais na pista para poder dar tempo para os outros atletas descansarem, porém a Fernanda voltou e me disse "Estou pilhada" posso rodar no seu lugar mais 4 voltas (11km), eu disse que sim e ela fez novamente no mesmo ritmo. Depois disso conversei com os outros atletas da equipe e resolvi rodar até eles dormirem um pouco, sendo assim comecei era 11:30 e rodei por 3:30 min, até o Marquinhos levantar e rodar mais 11km, depois disso, fiz mais duas voltas e a Fernanda apareceu para rodar + duas voltas (5,5km), foi nesse momento que apareceu o Rodrigo bem disposto logo no início da manhã e foi fazer 4 voltas (11km).
Era manhã e nesse momento fui ver como todos estavam e resolvi dar uma "pilhada na galera" perguntei se topariam a estratégia de cada um rodar 1 volta (2,750)m e ficarmos trocando atéo final da prova. E a estratégia foi aceita. Assim que o Rodrigo terminou as quatro voltas dele, eu fui novamente para pista, consegui fazer um ritmo de 4'30'' p/km, mas acho que fui rápido demais (principalmente depois de rodar 60km), pois quando cruzei a linha de chegada não havia ninguém para eu trocar, então dei mais uma volta ainda abaixo de 5min/km e o Rodrigo estava lá para começarmos esse revezamento de volta em volta. E assim fomos Rodrigo, Marquinhos, Fernanda e Eu, conseguimos fazer um ritmo bem forte nas últimas duas horas e passamos por duas equipes na classificação geral, foi divertido.
No final foi tudo ótimo, tive oportunidade de rever alguns amigos Ultras como o Marcio Villar, Jorge, Jaime, pessoal da Acrimet, e muitos outros.
Quero agradecer e parabenizar meus colegas e parceiros da Branca Esportes que estavam lá em massa com os seguintes atletas: Carla, Adauto, Cheng, Rodrigo, Marco, Fernando, Edson, Gilson, Lucina, Alex, Maria Ritah, Erika, Leandro e Mestre Branca.
Agradeço ao apoio da madrugada: Rubão e Fabíola.
Agradeço e parabenizo os novos amigos da Top Notch: Douglas, Regina, Carlos e Inês (super apoio).
E é claro muito obrigado a minha equipe que ficou em oitavo lugar, onde rodamos mais de 226km. Parabéns pela garra e pela superação

Esquerda para direita: Marquinhos, Eu, Fernada e Rodrigo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

24 Horas de Campinas

Todos já sabem que meu foco hoje é para a BR135, tinha interesse de fazer as 24 horas de campinas, porém não me inscrevi a tempo e perdi a inscrição. Porém a vida dá voltas... e sexta fui convidado para participar com colegas da equipe Top Notch, de um quarteto nessa prova de 24 horas, não vou fazer na categoria solo, porém terei a oportunidade de rodar com os amigos e fazer um bom treino para a BR.
Neste sábado resolvi treinar em Aldeia da Serra para me acostumar com os desafios de subida em montanhas que terei em janeiro. Ainda como processo de aclimatação fui treinar em um horário que mais tenho dificuldade, comecei o treino ao meio dia e rodei até as três da tarde,neste horário com sol eu sofro muito com o calor, então tenho que me aclimatar a isso também, pretendo fazer mais alguns treinos longos em Aldeia.
Agora vou me preparar psicologicamente para rodar pelo menos 6 horas em Campinas.
Seguem algumas fotos do local de treino, realmente muito parecido com a paisagem que enfrentarei em janeiro.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Treino técnico


Conforme comentei no meu último post, estou melhorando a minha velocidade e minha força, neste final de semana foi o momento de alinhar isso com a técnica de corrida, nada melhor em ser acompanhado neste treino pelo mestre Branca, que fotografou e filmou minha técnica na subida. Minha sugestão é que na medida do possível tente se filmar ou se fotografar, para verificar se sua técnicade corrida está adequada e se você não está gastando energia a mais com a técnica errada.
Aproveitei o treino de sábado que foi de 20 km + 10 tiros de subida de 200m para experimentar as meias de compressão, utilizei elas novamente ontem em meu treino de 26 km. Por enquanto gostei bastante. No sábado terei um treino de 4 horas e quero ver como me sinto com essas meias.
Seguem algumas fotos do treino:


sábado, 6 de novembro de 2010

Treinos e Preparativos para a BR.

Tive um ano com bastante rodagem e agora o foco é melhorar um pouco mais a capacidade respiratória e a parte muscular. Estou fazendo muitos treinos intervalados e de tiros, na próxima semana volto a fazer grandes rodagens.
Essas duas semanas que se passaram desde a convocação da BR, tiveram uma novela bem particular... a BR135 têm como prova madrinha a Bad Water (nos EUA) que também têm 135 milhas (217 kms), a organização da prova americana resolveu diminuir o tempo limite de prova do próximo ano, de 60 horas para 48 horas, por essa razão a organização da BR resolveu também limitar a prova em 48 horas. O reboliço foi imenso, imagino que a organização da prova deve ter recebido vários emails e telefonemas, porém alguns dias depois a organização resolveu voltar atrás e definir para esse ano o tempo limite em 60 horas.
O meu objetivo é de realizar a prova abaixo das 48 horas, mas é reconfortante saber que caso o plano A não funcione temos o plano B em 60 horas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novo Desafio!!


Primeiro peço desculpas pela falta de posts, estava em uma espécie de limbo, aguardando desenrolamentos profissionais e de corrida, e é impressionante como existe uma sinergia em tudo. No aspecto profissional desafios novos se mostram a frente e o planejamento para 2011 está com a corda toda.
Quanto as ultramaratonas...
Fui aceito para participar na BR135, para quem não sabe trata-se de uma corrida de 217 km (135 milhas) na serra da Mantiqueira onde somente 20 km são de terreno plano o restante é de subidas e descidas. Tive a honra de ser um dos atletas aceito a participar desse desafio, vou me juntar a outros 60 desafiantes de 11 países, a largada será dia 21 de janeiro e cada atleta tem até 60 horas para completar percurso.
É isso a ordem agora é planejar os treinos para este que será o meu maior desafio, e o meu mantra agora é de visualizar a chegada na cidade de Paraisópolis em Minas Gerais.
Vamos rodar!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Video das 24 horas

Peguei a notícia no blog do meu amigo Jorge , e segue abaixo o link do vídeo das 24 Horas dos Fuzileiros Navais.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resumo das 24 horas


Neste final de semana participei da prova 24 horas dos fuzileiros navais organizada pela Corpore.
Para quem não sabe, trata-se de uma corrida em uma pista de 400 metros, que dura 24 horas, a cada duas horas a organização da prova inverte o sentindo que rodamos a pista.
Sem duvida nenhuma foi uma aventura única na minha vida e ainda não encontro (até por falta de capacidade) as palavras corretas para descrever essa nova experiência.
A prova se deu início as 9:00h da manhã do sábado dia 28 de agosto, confesso que estava com uma mistura de sentimentos nos minutos que antecediam a largada, havia sentimento de medo, expectativa, euforia e ansiedade. Controlar tudo isso, e fazer uma largada equilibrada, foi um grande desafio.
Um dos temores era que temperatura estivesse alta e a umidade relativa do ar estivesse baixa, porém contra todas as expectativas a manhã no rio foi bem úmida e com uma temperatura bem agradável próximo aos 24 graus. Com um clima assim a maioria dos atletas optou por correr mais forte no inicio. Como essa era a minha primeira prova de 24 horas, resolvi correr em ritmo lento intercalando com caminhadas fazendo uma média próxima a 8,5 km por hora.
O que é bom durou 4 horas, pois no início da tarde o sol carioca deu o ar da graça aumentando a temperatura, com isso resolvi me poupar abaixando o ritmo para um pouco abaixo de 8 km por hora.
Uma das coisas que percebi é que a maioria dos atletas segue uma estratégia, porém vão se adequando de acordo com as condições climáticas ou físicas, ou seja, há sempre um plano B,C...
No final da tarde a temperatura começou a cair e resolvi aumentar o ritmo novamente, porém uma dor que imagino que seja no tendão do Bíceps Femoral (musculatura posterior da coxa), começou a me incomodar, e em cada duas horas eu entrava na massagem e ficava cerca de 15 minutos lá para soltar a musculatura que me permitia girar por mais duas horas, isso fez que automaticamente meu ritmo diminuísse se aproximando a 7 km por hora. Mas não deixava isso me desanimar e estava com prognóstico de realizar 150 km na prova.
As 04:00 horas da manhã resolvi trocar o curativo que uso para evitar as bolhas e solicitei ao médico da prova para fazer isso, enquanto estava lá aproveitei para descansar, porém quando deitei me senti com náusea e acabei vomitando. Esse fato me deixou preocupado, pois a hidratação e alimentação é super importante em uma prova dessa, então fui logo me hidratar novamente e vomitei novamente, o médico me passou um remédio para enjôo e pediu para descansar um pouco, segui a orientação tomei um banho quente troquei de roupa e fui na tenda do Branca Esportes onde estava a Sinara e nossa vizinha de tenda a Patricia da equipe Acrimet, fiquei sentado, e a Patricia que me lembrou que eu tinha levado soro, pois nessa altura já esquecemos até o nome, e resolvi tomar o soro e descansar um pouco.
Esse pouco se estendeu até as 06:30 da manhã, quando consegui me alimentar novamente e já estava bem hidratado. Porém segui prudente e apenas caminhei, a essa altura da prova meu foco era só me divertir e conversar com os atletas e admirar esses fantásticos ultras.
A chegada é emocionante, faltando cerca de 5 minutos os atletas começam a se encontrar próximo a chegada dos 400 metros a essa altura 400 metros a mais ou a menos não importava para a maioria dos atletas e aguardamos quase todos juntos o sino da chegada. Prova finalizada e todos nos cumprimentavam entre risos e lágrimas, pois todos sabemos o que significou essas 24 horas para cada um dos desafiantes.
Vinícius diz em uma de suas letras: “é impossível ser feliz sozinho”, sempre concordei com essa afirmação, e novamente isso ficou claro neste final de semana, recebi incentivos antes e durante a prova de vários amigos e familiares, sei que muitos se deram ao trabalho de ir ao computador e enviar mensagens de incentivo durante a prova, o locutor leu só algumas pois dizia que a quantidade era enorme e seria impossível ler todas as mensagens que chegavam para todos os atletas. Estou tentando pedir a organização da prova uma cópia dos recados, para responder um a um. Mas saibam que toda a corrente positiva me ajudou muito nesse desafio.
Queria registrar o incentivo especial que recebi dos colegas da equipe Branca Esportes: Tânia, Rodolfo, Amorim, Leandro e é claro a vó Lucina. Um obrigado especial a Sinara que permaneceu acordada 24 horas a beira da pista sendo nosso verdadeiro anjo da guarda, agradecer a todos os corredores e apoios que estavam lá, em especial para o Jorge Cerqueira e o Marcio Villar que conquistou o segundo lugar na prova.
Continuando a seção Maguila... Agradeço sempre ao meu mestre o Branca, minha mãe, meu pai ( o campeão de golfe), minhas irmãs e aos meus sobrinhos. Sei que muitos familiares estavam online acompanhando a prova, obrigado a todos, valeu Li, valeu João e Le. Não cabe todos os agradecimentos, mas você saiba que sou grato. E é claro sempre o obrigado para a Paty, por sempre me incentivar.
Quero ressaltar que esta foi uma prova muito bem organizada e segue os meus parabéns a Corpore e aos Fuzileiros Navais.
No final percorri exatos 132,8 km que correspondeu a 332 voltas na pista. Valeu!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Party on!!


Caros amigos muito obrigado pelo incetivo de todos.
Amanhã estarei pela manhã indo para o Rio, chegarei lá na hora do almoço e a tarde já irei para o congresso técnico. Voltarei para Hotel e tentarei descansar até sábado de manhã.
A largada da prova se dará as 9:00h da manhã do sábado e o encerramento será no mesmo horário no domingo.
Foram treinamentos físicos e psicológicos que me encaminharam para este momento, tudo isso faz parte de mim e no processo aprendi muito.
A ansiedade ainda faz parte, mas agora ela se mistura com a alegria de fazer algo que eu decidi fazer, no período que achei certo fazer.
Agora é aguardar para encontrar com os outros amigos ultra maratonistas que passaram pelo mesmo processo, e também merecem estar lá, no dia deles. Vou ouvir a largada e sorrir pois a festa tem hora para começar e acabar!!
Quem quiser informações online da prova, ou quiser mandar mensagens, basta entrar no site da corpore e na sua direita há um banner sobre a prova.
Semana que vem postarei um resumo da prova.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ansiedade



Muitos amigos e atletas que estão começando nas competições, costumam me perguntar se a ansiedade que sofrem nos dias que antecedem uma prova ou competição desejada é normal e se isso passa depois de algum tempo ?
Realizei a minha primeira competição há 24 anos, de lá para cá, venho enfrentando diferentes tipos de provas esportivas quase que sem parar, conheço bem essa TPP (tensão pré prova).
Essa TPP é uma sensação onde sentimos que temos algo dentro de nós, e temos que de tempo em tempo respirar bem fundo para conter esse " Alien" em nosso corpo , e só podemos exorcizar esse sentimento no exato momento da largada.
Lamento informar aos amigos, mas a TPP não passa, nesses 24 anos ainda sinto e estou sentindo, a única coisa que muda é a maneira que encaramos esses momentos, o conhecimento disso me faz ter consciência de que não me encontro nos meus dias regulares ( com certeza as mulheres entendem isso muito melhor) e tento realizar uma coisa de cada vez, pois sei também que nesse período o tempo se move de maneira diferente, onde as horas se tornam dias e o dia se torna semana, nesse momento temos que seguir com baby steps (um passo de cada vez) para não tropeçar.... pausa para respirar fundo...
Na sexta feira estarei seguindo para o Rio de Janeiro para realizar no sábado a minha primeira ultra de 24 horas.
... Respira fundo... acaba de escrever no blog... e volta para o trabalho.

sábado, 14 de agosto de 2010

35 anos


Primeiramente quero desculpar minha ausência de posts, mas muitos compromissos profissionais + muitos compromissos pessoais + treinos = nada de posts!!
Hoje eu estou completando 35 anos, uma amiga minha (Erika) me ligou para me dar os parabéns, e me disse para aproveitar, pois hoje eu estou vivendo o meu auge, na hora fiquei um pouco bolado, será que daqui em diante é ladeira a abaixo ?
Na verdade concordo com a Érika estou no meu auge, nunca estive tão bem em todos os sentidos, físicos, profissionais e pessoais. Esse é o meu auge até então!! Por isso recorde estão aqui para serem quebrados, tenho certeza que amanhã estarei melhor, e para isso só existe um método, treinar... Treinar para: ser melhor no trabalho, ser melhor marido, melhor amigo, melhor filho...treinar para as ultras!!
Falta 14 dias para as 24 horas.
Hoje rodei 27 km, os treinos estão ficando mais leves, tenho que me preservar para chegar lá no meu auge!!

domingo, 18 de julho de 2010

Treinão Sob Chuva


Este final de semana tivemos muita chuva em toda a região sudeste, eu desci para Santos e fiz o meu longo de 6 horas pela baixada santista.
Como parte da aclimatação e de estratégia para a prova de 24 horas no final do mês de agosto, tenho corrido cada longo em diferentes horários do dia (isso inclui a noite), para ver como eu me adapto, comecei o treino as 10:30 e terminei as 16:30. No total percorri 51,5km com um ritmo próximo a 7 min / km, me senti muito bem no treino, o único problema foi a chuva, choveu direto durante essas seis horas, e as vezes senti até um pouco de frio. Mas correr é isso conseguimos controlar o ritmo, nosso treinamento, nossa alimentação, mas não controlamos a mãe natureza. Faltam 40 dia para a minha ultra do ano!!

Em tempo o Marcio Villar completou a double bad water!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Brasil muito bem representado em julho!!

Não, não estou falando de futebol...
É que esta semana foi realizada no Dead Valley (vale da morte) no deserto da California a Badwater, que é uma competição de 217km. Poucos ultras podem fazer essa prova onde a temperatura supera os 50 graus, e esse ano tivemos 80 representantes do mundo inteiro, e o Brasil foi representado por 5 atletas sendo eles: Marco Farinazzo (terminou em quarto lugar com 27h e 56min) ; Ariovaldo Branco (décimo quinto completando em 33h e 57 min) ; Marcio Villar (este é um caso a parte pois além de completar na vigésima sétima posição com 36h e 31 min, ele está fazendo o desafio double ou seja ele está voltando até a largada para completar 434km) ; Wagner Ricca (quinquagésimo sétimo com 45h e 35 min) e Monica Otero (septagésimo lugar com 55h e 25 min).
Realmente nosso país foi muito bem representado em um dos maiores desafios do mundo.
Parabéns aos Guerreiros.


Ariovaldo Branco


Marcio Villar


Marco Farinazzo


Wagner Ricca


Monica Otero

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quantos Ultras temos no Brasil ?


O Ultra Carlos Dias está fazendo uma pesquisa com intuito de criar o Clube Brasileiro de Ultramaratonistas, lembrando que ultra é aquele cara que já completou pelo menos uma prova oficial de mais de 42,195 km. Caso seja o caso de alguém que esteja lendo este post, por favor entre em contato com o Carlos através do email : carlosdias12@hotmail.com, dizendo o nome, local onde mora e a quanto tempo é ultra.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Semana de Molho



Depois de tantos treinos, estou muito feliz de não ter sentido absolutamente nada nas articulações e nenhuma dor muscular, porém... Depois de carregar as últimas caixas da nossa mudança, eis que amanheci na terça com a lombar travada, resultado estou de molho esta semana, já fiz acunputura, já tomei anti-inflamatório e já estou quase bom, semana que vem volto aos treinos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Gilson


Esta vez copiei e colei do site do Branca , o relato de meu amigo de treinos o Gilson. Esse cara é focado já fez algumas maratonas, duas vezes solo a prova Bertioga Maresias de 75 km, e esse ano completou sua segunda Comrades.
Gilsão é o tipo de cara que acorda as 4:30 da matina numa quinta feira só para dar uma força para os seus colegas que estavam largando na prova dos 600k.
Segue abaixo o seu relato:

Este ano participei pela segunda vez consecutiva da ultramaratona Comrades.
Ano passado estava realizando um sonho imaginado com 5 anos de antecedência.
Tudo que havia feito nos últimos 5 anos era pensando na prova, foi uma corrida totalmente concentrado na realização de um sonho.
Este ano, voltei para poder curtir a prova. Com esse espírito, cheguei na largada
às 03h30 da manhã e às 05h30 estava atento a tudo o que ocorria em minha volta.
Concentração? nenhuma !! só depois que passei pelo tapete da largada que me dei
conta que iria correr 89Km, pensei comigo mesmo "e daí? Será apenas um longo passeio".
Corri com uma bandeira do Brasil e isso foi fantástico, interagi com muitas pessoas
que acompanhavam a prova, cianças e parceiros de jornada que se aproximavam ao
meu lado e conversávamos, sobre futebol, é claro!
Como havia conversado com o Branca, anteriormente, não controlava ritmo de prova
apenas levava o relógio para controlar as 12h00 da prova.
A cada passagem pelos pontos de controle comparativamente percebia que estava
mais lento que no ano anterior, porém estava "mais inteiro", isso me deixava feliz, pois
percebia que havia evoluído. É claro que nada é tão fácil em uma ultramaratona e
as dores chegaram. Tive muitas dores nos pés e na batata da perna, assim como nos treinos.
Apesar de ter tido muito mais dores nas pernas que no ano anterior, continuava
percebendo que fisicamente estava bem melhor. Psicologicamente estava tranquilo,
as dores vinham e eu pensava "e daí? estou chegando".
Fazia as contas do possível horário da chegada e percebia que se corresse um pouco mais rápido, faria um tempo melhor que no passado, e se continuasse no ritmo em que estava a medalha seria diferente pois passaria das 11h00, pensei de novo "e daí? vamos continuar o passeio".
Resolvi continuar curtindo, correndo e respeitando as dores, de vez em quando pegando os "ônibus" que passavam. Foram 11h20 de um passeio com muita alegria, dores, muita conversa comigo mesmo.
É impressionante a participação popular na prova e indescritível o momento da entrada no estádio lotado e a sensação na linha de chegada, bati no peito e pensei "sou ultra mesmo!! estou inteiro".
Agradeço à minha esposa, companheira em todos os momentos, à Regina com suas orientações e ao mestre Branca, e equipe, com suas planilhas e ensinamentos.

Gilsão Parabéns!!

domingo, 20 de junho de 2010

Longão de Sábado.

Estava na minha planilha, elaborada pelo mestre Branca:
- Manhã : 5 horas
- Tarde: 2 horas
- Noite: 5 horas
Tive que ler umas três vezes para ver se estava tudo certo, confesso que estava com grande expectativa quanto a este treino, e coloquei uma meta a de fazer nessas 12 horas somadas, 96km.
Acordei ontem as 6:00h da manhã, e as 6:30h comecei a minha epopéia, para não perder muito tempo, resolvi montar o meu Camel Back com minha alimentação e hidratação e já sai correndo de casa. Fui em direção a USP e encontrei a equipe do Branca lá, a minha estratégia pela manhã era de correr 2 horas e andar 30 minutos (duas vezes), logo pela manhã percebi que o calor e o clima seco seria um problema após as 11:00h da manhã, essa primeira parte do treino foi concluída bem tranquilamente e rodei 42 km nessas primeiras 5 horas.
Após essa primeira fase, cheguei em casa tomei um banho, bebi um copão de Whey Protein e comi um macarrão, a idéia era de descansar por duas horas e meia e sair para a segunda parte, porém eu e minha mulher acabamos de nos mudar para um apartamento novo, e tive que ajudar em algumas coisas, como carregar um pequeno armário e uma escrivaninha antes do descanso planejado .
Na segunda parte eu programei correr 45 minutos e andar 15 minutos, resolvi fazer este trecho em volta do obelisco em frente ao Ibirapuera, nesta etapa senti muito o calor e a baixa umidade do ar (abaixo dos 30%), mas consegui completar dentro do possível bem, e ao final dessa etapa, minha distância total somava 60 km.
Desta vez, consegui descansar (não precisei arrumar mais nada da mudança), ingeri mais massa e mais whey protein.
Quando o relógio marcava 19:00h fui para a ultima etapa do treino, esta fase resolvi rodar dentro do parque Ibirapuera na pista de 3 km, a estratégia agora era de fazer 2 km correndo e 1 km andando, após três vezes seguindo essas distâncias, eu já estava muito cansado e não conseguia mais correr 2 km direto, então troquei para 2 km andando e 1 km correndo, por volta da 21:30 o parque Ibirapuera começou a ficar bem vazio e eu já estava muito cansado e precisava fazer algo novo, então sai do parque pelo portão 9, subi a Brigadeiro e fui para a avenida Paulista, chegando na avenida meu ânimo melhorou (vi pessoas) e comecei a me sentir melhor, e nessa altura já estava conseguindo correr melhor, segui a estratégia de correr 1 km e andar 1km, dessa maneira fui até a Rua da Consolação, depois segui pela Paulista, Vergueiro, Domingos de Moraes, Jabaquara até o metro da saúde, retornei para o Metro Ana Rosa, retornei novamente para a Sena Madureira e desci até aqui em casa, cheguei em frente de casa 11:58:49, eu estava indo caminhar esse minuto final mas na esquina de casa estava tendo uma batida policial em alguns maus elementos, e resolvi parar o treino, e fiquei devendo esse minuto e 11 segundos...porém o meu Garmin já marcava 96 km, que era exatamente a meta que queria chegar, fiquei super feliz, consegui fazer esse treino de 12 horas no ritmo que queria de 7 min e 30 segundo.
Hoje Domingão estou no sofá.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ultra Experiência

Como a maioria dos leitores sabe, eu estava inscrito para correr a Comrades, que foi realizada no domingo passado, a razão de não ter ido para esta prova era de um compromisso profissional. Não havia citado qual compromisso profissional era, pois não achava que cabia falar de minha vida profissional neste espaço, mas quero desta vez abrir uma exceção e relatar a minha ultra experiência vivida no último domingo.
Há quase seis meses atrás fomos chamados pela diretoria da Scania Latin America para uma reunião sobre a organização de uma corrida para comemorar os 50 anos do clube Scania. O convite desse trabalho foi feito ao Branca que logo me chamou para fazer parte desse desafio (mais um) com ele e com meu sócio Denys. Após algumas reuniões assinamos um contrato de não apenas organizar a corrida, como também de oferecer treinamento aos associados do clube. Foram quase três meses de treinamento e convivência com diferentes grupos de pessoas, onde muitos estavam correndo pela primeira vez tentando vencer o desafio de correr 4 km e 8 km, e outros tentando melhorar o seu tempo. Tudo correu bem, os treinos foram ótimos e a turma não podia ser melhor.
No dia da corrida 30 de maio, estávamos super ocupados na organização da prova que tinha mais de 1100 inscritos, aquela correria... no meio daquele transe de trabalho estávamos eu e o Branca em cima do palco (caminhão Scania) preparando o aquecimento e alongamento da galera, quando aquele grupo de atletas que participaram do treinamento abriu uma faixa de agradecimento pelo treinamento da turma, foi antes da largada e foi emocionante receber essa homenagem. Emocionante também foi ver dezenas de atletas que treinamos participando da prova correndo concentrados e felizes, senti orgulho da determinação de cada um por encarar um desafio deste, que para muitos não era apenas de correr, mas de mudar um estilo de vida.
Com certeza vou levar a lição deles nos meus próximos desafios e o combustível será ver que a vida oferece desafios e oportunidades e cabe a nós encarar os desafios e aproveitar as oportunidades.
Pessoal do Grupo de Corrida da Scania... Valeu!!
Para os amigos que completaram a Comrades, o meu super abraço, ano que vem estaremos juntos!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

10 KM Tribuna FM

Pessoal, me empolguei e fiz mais um vídeo, trata-se da corrida de 10 Km da Tibuna FM, prova tradicional em Santos (minha terra Natal), que completou 25 edições. Tradição também é ir fazer essa prova com a Família Martins (Martins é o sobrenome da minha mulher), nesse ano os representantes da família foram: Fabio, Barra, Ricardinho, Fernanda e Maria Laura.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Corrida ao Extremo

Acabei de ler uma matéria chamada " Corrida ao Extremo" na revista O2, ela fala sobre ultramaratonistas com opiniões de psicólogos e com a entrevista dos ultras Marcio Villar, Carlos Dias e Luciano Prado.
O psicólogo João Ricardo Cozac durante a matéria diz sobre os ultras: " A motivação deles é voltada para a realização. Existe um caráter de vencer a si mesmo. Eles dão o máximo de si, e o combustível é a autosuperação", em outro momento diz : " Os Ultramaratonistas possuem um autocontrole acima da média. Alguns nascem com isso, outros adquirem no treinamento. Eles possuem um desejo máximo de superar os limites, eles têm o repertório motivacional voltado para a autorrealização. Completar o desafio é mais importante que vencer."
Acredito que o psicólogo expressou de maneira muito clara, uma coisa que tento escrever de maneira não tão clara, aqui nesse espaço.
Novamente digo: Não somos loucos e nem somos poucos, a experiência ultra deve ser sempre compartilhada!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Maratona de São Paulo + 8 km

Pessoal segue após apanhar muito para editar e dar um upload no youtube, graças a total falta de afinidade com a camera e com a tecnologia, mas mesmo assim, eis o vídeo que fiz no último domingo.
Jorge (ultra) me inspirei no seus vídeos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Treino com Música ao vivo.




Normalmente faço os treinos mais longos no sábado, mas este final de semana graças a uma indisposição estomacal eu fiz o treino no Ibirapuera.
O treino era de 2 horas e 30 minutos em uma praça de 500 metros no Ibirapuera, esse treino faz parte da preparação para as 24 horas, pois bem, eu fui ao treino.
Chegando na tal praça, que é conhecida como praça do Sino e fica em frente ao auditório do Ibirapuera, percebi uma movimentação diferente de pessoas por lá, e logo percebi que estavam preparando um evento que aconteceria no mesmo dia mais tarde. O evento era em homenagem a Adoniram Barbosa e contava com várias estrelas da MPB entre elas os Demônios da Garoa e Jair Rodrigues, todos acompanhados por uma orquestra Sinfônica tocando as marcantes obras de Adoniram Barbosa.
Logo que comecei a correr, vi os músicos subindo ao palco para afinar os instrumentos e pouco tempo depois os cantores subiram e começaram a famosa passagem de som, que trata-se de tocar as musicas que seriam tocadas no evento para teste. Sendo assim fui agraciado em correr acompanhado de musica da mais alta qualidade!!
Adorei meu treino!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Inscrições

Hoje eu acordei, e logo fui fazer inscrições de provas. O simples fato de se inscrever para uma corrida nos dá um norte, um objetivo e um ânimo para treinar.
Me inscrevi para:
42 km Maratona de São Paulo no dia 02 de maio


24 horas do Rio no dia 28 de agosto


E vamos em frente!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dias de Frio


Caiu a temperatura!!
Hoje vou fazer outro treino longo, na terça feira a noite, eu rodei 22km no parque Ibirapuera, estava muito frio corri o tempo todo de capa de chuva, uniforme que utilizava somente em treinos quando morei na Inglaterra, e para ser sincero o tempo aqui em Sampa está muito Britânico... Que venha o inverno!!


Em tempo - Gostaria de agradecer as mensagens do post anterior e dizer que a Paty está muito bem em casa.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dias de Hospital


Estive esta semana com minha mulher no Hospital.
Ela teve que fazer uma cirurgia, mas já está firme e forte em casa.
Nessa semana não pude treinar, pois estava de acompanhente, porém posso dizer que agora me sinto mais forte que nunca!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Preparação 100km


Há três semanas eu senti uma leve dor no joelho direito durante um treino de 40 km, a partir dessa dor eu mudei o foco dos treinos correndo apenas duas a três vezes por semana, porém estou fazendo um trabalho de fortalecimento e alongamento (quase diário) muito bom, dessa maneira acredito estar chegando muscularmente muito bem no dia da prova. Na verdade em ultras maratonas, a parte que mais me derruba é a muscular, acredito que estou atingindo uma maturidade psicológica e já possuo uma boa capacidade aeróbica, então a ordem agora é preparar muito bem a estrutura com mais musculação e mais alongamento.
Vamos treinar!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Professor Esporte

Aos 6 anos eu comecei o Karate na escola, lembro-me bem dessa época, e até hoje sou capaz de fazer um Katas. No Karate tive as minhas primeiras experiências competitivas, logo em meu primeiro torneio, tive a minha primeira decepção e lembro bem como foi amargo (com choro) o gosto da derrota... estava aprendendo a perder.
Aos 11 anos de idade eu comecei a praticar o ciclismo esporte que permaneci competindo até os 15 anos, no ciclismo aprendi sobre a disciplina do treino, sobre amizades no esporte, e tive a oportunidade de apreciar o suave gosto das conquistas e novamente o amargo (algumas vezes com choro) gosto da derrota.
Aos 15 anos comecei a praticar Triathlon e logo me apaixonei pela modalidade, minha rotina nessa época era diferente da maioria dos garotos de minha idade, nessa época a maioria dos dias começava para mim entre 4:00 h e 5:30h, nessa modalidade a disciplina exigida era ainda maior e o treinamento para atingir as conquistas era árduo. Competi no Triatlhon ate completar 18 anos de idade. Aprendi nessa época sobre ter um compromisso.
Com 18 anos eu ingressei na Escola de Educação Física e Esporte da USP, onde estudei para me formar aos 23 anos de idade em Bacharel em Esporte, nessa época o esporte me mostrou outras caras além da competição, conheci a ciência, a gerencia e o estudo. Aprendi sobre uma carreira.
Após me formar em Esporte ingressei no Curso de Pós Graduação em Administração Esportiva na Fundação Getulio Vargas, nessa época fui apresentado ao esporte como Business.
Com 33 anos eu completei a minha primeira ultra maratona e aprendi que muitas vezes precisamos de equilíbrio e muita paciência para atingir a linha de chegada.
Se eu parar para pensar o esporte está presente na minha vida há quase 30 anos e foi fundamental na minha formação, me educando, me disciplinado, me oferecendo uma carreira e sendo a minha válvula de escape.
Mal posso esperar o que o esporte vai me ensinar nos próximos anos.

* Kata – demonstração de golpes e defesas feitas em uma ordem.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Informações

Pessoal, acabei de ler no blog do Harry da webrun, que a 24 horas da Aman que seria organizada pela Corpore no dia 27 de março, foi cancelada.

Amanhã na academia Eco Fit na Cerro Corá, o Ultra Carlos Dias vai dar uma Palestra sobre inteligência na adversidade.
Carlinhos vai dividir um pouco de sua sabedoria, após as conquistas de várias ultras maratonas, que incluem a travessia dos 4 desertos e a travessia dos Estados Unidos de leste a oeste. É uma boa oportunidade de entender como esse mortal conseguiu superar todas as dificuldades para realizar feitos espetaculares.
Eu estarei lá, e quem tiver interesse ainda dá tempo de se inscrever, segue abaixo os contatos para o evento:


Inscrições


Telefone (11) 7439-4151
E-mail – carlosdias12@hotmail.com
Site – http://ultramaratonistacd.wordpress.com


Programação


Data: 04 de Março 2010
ECOFIT ACADEMIA RUA CERRO CORÁ 580 ALTO DE PINHEIROS Próximo metrô vila madalena.
Horário: 20h00
Carga Horária: 75 minutos
Investimento: R$20,00 por pessoa
Serão sorteados brindes entre os participantes

segunda-feira, 1 de março de 2010

Campeã

Vou pedir licença hoje e falar de uma experiência diferente...
Como todos sabem nessas últimas semanas aconteceram em Vancouver no Canada, os Jogos Olímpicos de Inverno. Como vivemos em um país tropical não existe aquele grande interesse nos jogos, com a exceção de alguns heróicos atletas e outros que mal falam português, o Brasil praticamente mal participou.
Confesso também que pouco entendo de jogos de inverno e assisto alguma coisa ou outra, mais pela curiosidade do que pela paixão. Movido por essa curiosodade eu assisti as finais da patinação artística feminina no gelo, esse esporte significa em termo de glamour para os jogos de inverno o mesmo que os 100m rasos significa para os jogos de verão.
As apostas dos especialistas estavam entre a Coreana Kim Yu Na, a japonesa Mao Asada e correndo por fora estava a canadense Joanie Rochette. Todos os prognósticos estavam corretos a Coreana foi perfeita e conseguiu o ouro com uma pontuação recorde seguido pela prata da japonesa e o bronze da Canadense. Porém o que marcou para mim foi a apresentação de uma americana de origem oriental a Mirai Nagasu, esta atleta de apenas 16 anos foi a última a se apresentar e sabia das notas de suas concorrentes e entrou na pista com a responsabilidade de ser a ultima representante americana nesta modalidade a tentar a medalha, a apresentação dela foi linda e na minha opinião (leiga) foi perfeita, porém os especialistas viram alguns detalhes que eu não consigo enxergar e na hora de sua nota ela ficou em quarto lugar. Antes mesmo da publicação da nota, a americana estava vibrando com a sua apresentação e continuou comemorando com seu técnico mesmo após a publicação de sua nota. Mirai Nagasu entrou na pista e mostrou o que ela melhor sabe fazer, e a satisfação de ter feito tudo o que planejou levou essa menina a uma alegria de uma medalha olímpica, mesmo sem ter atingido essa medalha. Especialistas dizem que ela têm pelo menos, mais dois ciclos olímpicos, e que em pouco tempo será a maior atleta da modalidade, eu só espero que ela não perca essa alegria de patinar e de fazer tudo o que pode, pois ela já é uma campeã.
Devemos fazer tudo o que podemos e apenas nós podemos nos julgar por isso.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Adaptação


Não gosto de falar muito das minhas qualidades, e nem é para isso que escrevo neste blog, porém assumo que tenho uma facilidade muito grande de me adaptar... Eu me adapto as pessoas, as mudanças de locais, e aos solavancos da vida. Eu sempre acreditei que isso é uma qualidade, porém algumas pessoas podem me imaginar como uma pessoas sem compromissos, na verdade sou muito compromissado, porém não acredito apenas em plano A e B, acho que a vida nos leva a vários caminhos e nem sempre vamos seguir exatamente por uma única estrada, e eu acho que é mais feliz aquela pessoa que se adapta mais rápido. Isso não significa desistir dos sonhos, pois se desistirmos de tudo não seremos felizes, significa que as vezes a estrada pode ser um pouco mais longa, mas pensando bem isso não é problema, pois somos ultra!

Estou em uma espécie de férias, e estou trabalhando essa semana apenas meio período, estou em Santos e aproveitando o outro meio período para treinar, no calor da baixada... me adaptando para os 100km de Cubatão!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mudança de planos


Como alguns já devem saber eu estou inscrito na Comrades (89km) na Africa do Sul, que irá realizar a sua 85a edição este ano no dia 30 de maio. Porém um compromisso profissional foi recentemente agendado nesta mesma data, a alegria de encarar um novo desafio profissional, foi ofuscada pela não participação na Comrades esse ano, pois os treinos estão a todo vapor e estou me sentindo muito bem nas grandes rodagens, vide a grande kilometragem que fiz como pacer na BR (114km em dois dias). É muito triste "desperdiçar" todo esse preparo... Então lá fui eu olhar o calendário de provas, primeiro pensei seriamente em fazer novamente os 75 km Bertioga x Maresias, a prova que eu adorei, , mas algo me chamava para uma distância maior... Fui consultar meu mestre Branca, e consegui a autorização dele de enfrentar no dia 18 de abril a ultramaratona 100km de Cubatão. Será até hoje o meu maior desafio, trata-se de uma corrida de 100km realizada em um circuito de 4km, onde os atletas deverão completar todo o percurso em no máximo 12 horas. Além disso estou um pouco preocupado com a temperatura (sol) e com o fato do percurso ser todo plano, o que para mim é ruim pelo fato de estarmos trabalhando sempre com o mesmo recrutamento muscular, diferente de circuitos mistos com aclives e declives que permitem, que diferentes grupos musculares possam ser recrutados... mas tudo isso é o que deixa o desafio mais gostoso. Mudei o foco, estou feliz!