segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ansiedade



Muitos amigos e atletas que estão começando nas competições, costumam me perguntar se a ansiedade que sofrem nos dias que antecedem uma prova ou competição desejada é normal e se isso passa depois de algum tempo ?
Realizei a minha primeira competição há 24 anos, de lá para cá, venho enfrentando diferentes tipos de provas esportivas quase que sem parar, conheço bem essa TPP (tensão pré prova).
Essa TPP é uma sensação onde sentimos que temos algo dentro de nós, e temos que de tempo em tempo respirar bem fundo para conter esse " Alien" em nosso corpo , e só podemos exorcizar esse sentimento no exato momento da largada.
Lamento informar aos amigos, mas a TPP não passa, nesses 24 anos ainda sinto e estou sentindo, a única coisa que muda é a maneira que encaramos esses momentos, o conhecimento disso me faz ter consciência de que não me encontro nos meus dias regulares ( com certeza as mulheres entendem isso muito melhor) e tento realizar uma coisa de cada vez, pois sei também que nesse período o tempo se move de maneira diferente, onde as horas se tornam dias e o dia se torna semana, nesse momento temos que seguir com baby steps (um passo de cada vez) para não tropeçar.... pausa para respirar fundo...
Na sexta feira estarei seguindo para o Rio de Janeiro para realizar no sábado a minha primeira ultra de 24 horas.
... Respira fundo... acaba de escrever no blog... e volta para o trabalho.

4 comentários:

  1. Grande desafio 24 horas. Estaremos torcendo por voce aqui do sul do Brasil. Pretendo correr minha primeira prova de 5o km em fevereiro de 2010 na praia do Cassino.- A supermaratona de Rio Grande. Tenho treinado de forma a aumentar e consolidar distancias maiores gradativamente.
    Tem o Jorge tambem correndo esta ultra com voce, atleta experiente e um grande amigo.
    Um abraço
    eduardo
    Pelotas. RS

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, a ficha só caiu no sábado à noite, quando fui dormir e me dei conta de que, em uma semana, naquele mesmo horário, estaria correndo. Mas não deixei a tensão tomar conta. Relaxei. Creio que será uma grande experiência em um parque de diversão para adultos treinados. E estamos falando de uma timespeed, em que todos que largam tem condições de cruzar a linha de chegada juntos. Apesar dos objetivos individuais, é uma corrida em que o coletivo pode ser desfrutado e os objetivos individuais coletivizados.

    Meu voo é às 15h59 na sexta. De repente nos vemos no aeroporto.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. olá, gustavo!!!

    mas essa tensão é boa demais!!!
    deixa a gente se sentindo ainda mais vivo!!!
    eu adoro todas essas fases que antecedem um grande evento, desde a decisão de participar, até a semana pré-prova, é tudo um turbilhão de emoções!!!

    boa sorte nas 24h dos fuzileiros!!!
    divirta-se muito lá!
    estou na torcida!

    bjs

    elis
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fuziiiiila! Kkkkkk. Estaremos torcendo por vcs! Vou mandar mensagens para serem lidas! Rsrsrs. Tipo: corre que o Branca tá na tua cola! Kakakaka. Boa sorte!

    ResponderExcluir