segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um pouco mais sobre as 24 horas.

A Ultramaratona 24 h Rio – Fuzileiros Navais, trata-se de uma prova que está se tornando cada vez mais popular no calendário dos ultras, e para muitos significa fechar o ano em grande estilo.
A competição é feita em uma pista de atletismo de 400m dentro das instalações dos Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro, a organização é feita pela competente Corpore, e esse ano teve um limite de 160 inscritos, e com toda certeza terá um número maior no próximo ano.
O objetivo é de percorrer a maior distância em 24 horas. O recordista mundial é o Australiano Yiannis Kouros com 303,5 km. No Brasil a maior referência é o Ultra Valmir Nunes que têm a quinta melhor marca do mundo com 284,7 km.
Nessa prova da corpore não tivemos a presença do Valmir Nunes, porém nomes de peso estavam lá como o vencedor da BR135 desse ano o Marco Farinazzo e o último vencedor da prova Vanderley Santos Pereira.
Durante as 24 horas de competição era possível acompanhar online toda a classificação através do site da corpore : www.corpore.com.br , além de ser possível também enviar mensagens para os atletas. Na medida do possível eu enviei mensagens para os meus companheiros de treinos e lutas. Porém a minha maior surpresa foi observar que até completar 12 horas de prova a líder era uma mulher, a Denise Paiva Lucas Campos, como mineira que é, ela surpreendeu a todos (e acho que até a ela, pois era a primeira 24 horas dela). Denise não conseguiu manter a liderança no geral, mas conseguiu terminar em terceiro lugar no geral e vencedora do feminino e estabeleceu a quinta melhor marca mundial feminina do ano na modalidade com 224,484 km.
No geral a vitória ficou com o último campeão o Vanderley Santos Pereira que percorreu 232,808 km e a segunda colocação ficou com Marco Farinazzo com 227,335. Classificação completa no site da corpore.
Quero desejar parabéns para todos que aceitaram o desafio e encararam a distância, o calor e a madrugada. Vi nas fotos muitos rostos de amigos e conhecidos de provas, e apesar da dor que todos sentiram, percebo a satisfação de saberem que são essencialmente ultra.
Termino com a foto mais emblemática da prova que copiei do site da corpore, é a foto do Vanderley correndo descalço em um longo trecho da prova.

2 comentários:

  1. Um grande evento sem duvida, acompanhei tambem pelo site, e torci por dois companheiros que la corriam o João Gabbard, medico gaucho e Jorge Cerqueira, militar. Mandei mensagens que foram divulgadas a eles durante a prova. Li relatos da prova no blog do Rodolfo Lucena e agora neste teu, muito interessantes. Vamos indo trocando experiencias e divulgando o esporte. tem muita gente que precisa começar a correr, temos que fazer barulho.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vamos fazer barulho e vamos nos falando.

    ResponderExcluir