quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Embaixador




Hoje tive um ultra café da manhã, apesar de o local físico ter sido em uma padaria no Jardim Europa, minha cabeça estava na África do Sul, mais especificamente nos 89 km da Comrades, o responsável por essa minha viagem imaginária é o amigo e ultramaratonista Nato Amaral.
Nato é engenheiro civil, ultramaratonista e embaixador da Comrades no Brasil, cuja carreira como atleta começou na sua adolescência, onde nos anos 90 jogava pólo no Clube Paulistano, nessa modalidade o Nato chegou a fazer parte da seleção brasileira Junior.
A corrida surgiu em sua vida em 1997 quando treinava Triathlon no clube Paulistano, nesse mesmo ano ele completou a sua primeira maratona, a Maratona Internacional de São Paulo, apesar de não ter treinado especificamente para essa prova.
Em 1998, incentivado por um amigo, ele começou a treinar com o Branca, e nesse ano se preparou especificamente para a maratona de Nova Iorque, o treinamento para esta prova foi difícil devido a compromissos profissionais e estudos, era muito comum nessa época alguns treinos depois das 23:00h: “Chegava em casa depois dos treinos, alongava, secava o suor e dormia na cama do jeito que estava, o banho ficava para a manhã do dia seguinte.” Os treinos para Maratonas continuaram e no ano de 2000 ele fez a sua melhor marca em Nova Iorque com o tempo de 3h26min. Nesse período ele já ouvia falar da Comrades, porém ainda aguardava a resposta de seu treinador, confirmando que ele estaria apto para o desafio.
No começo de 2001, já com algumas maratonas na bagagem, durante uma reunião da Equipe de Corrida, o seu treinador anunciou que ele finalmente iria para a prova que mudaria sua carreira de corredor. “Eu já pensava em participar da Comrades, porém não havia ainda nada de concreto, e naquela reunião o Branca me informou que eu iria para a Comrades naquele mesmo ano... o Branca me empurrou para a minha primeira Comrades” relatou o Nato.
No ano de 2001, com o foco de sempre o Nato foi muito bem preparado para a Comrades e realizou a prova no tempo de 8h33min (Personal Best), quando voltou para o Brasil ainda emocionado pela conquista , confidenciou ao seu treinador “Eu vou atrás do green number!”. Uma das maneiras de se conseguir o Green number da Comrades, é o de completar 10 vezes a corrida, no Brasil nenhum atleta até hoje têm esse número.
Quem conhece o Nato, sabe de seu foco, sabe que suas palavras rapidamente viram ações. Com exceção de 2002, ele realizou todas as edições da Comrades desde então. Ele lembra de cada desafio. Porém com certeza o ano mais duro foi o de 2006, pois estava lesionado e teve muito pouco tempo de preparação. No ano de 2005 o Nato realizou outro feito, completou o Ironman do Brasil e 18 dias depois completou os 89 km da Comrades.

No ano de 2010 ele já está inscrito e treina para completar a sua nona Comrades. Conheço muitas pessoas que já estão se organizando para em maio de 2011 participar da Comrades, somente para poder participar desse momento histórico de ver o Nato completar sua décima Comrades.
Além de atleta, a organização da Comrades reconheceu no Nato um porta voz da prova no Brasil, e concedeu para ele o título de embaixador da Comrades no Brasil.
Hoje eu me senti importante, hoje eu tomei café com o embaixador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário