quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Muro


Muitos que já enfrentaram uma maratona conhecem o muro, existe um momento na maratona e alguns na ultra, que os corredores enfrentam um desafio psicológico, recebemos a ordem do cérebro que é hora de parar, mesmo que fisicamente não exista nenhum problema. A imagem de um muro é perfeita, pois parece que em determinado momento colocaram um muro bem no meio da corrida. Normalmente esse momento acontece entre os kilometros 30 e 35 nas maratonas.
Lembro-me da minha primeira maratona, era muito jovem e completamente inexperiente, estava na maratona de São Paulo, senti essa sensação no kilometro 34 na maratona de São Paulo, atravessei a rua peguei um taxi e fui para casa, foi horrível pois 5 minutos depois de estar dentro do carro, percebi que não existia nada de errado comigo e foi apenas uma experiência psicológica que nunca havia enfrentado e não sabia como lidar com isso. Em uma outra maratona bem mais treinado que estava, tive a mesma sensação no kilometro 33 e vi o muro novamente, porém me imaginei atravessando o muro, literalmente quebrando o muro, e percebi que da mesma maneira que essa sensação vem logo depois ela passa.
Já li artigos que treinadores e atletas dizem que o muro é um mito e é apenas uma sensação sofrida pelo atleta que não está condicionado, porém eu discordo, pois mesmo bem condicionado, para mim o muro sempre vai existir e também sei que é mais um obstáculo que devo transpor na maratona, e também tenho certeza que posso sempre derrubar este muro.
Hoje mais experiente já consegui superar esse muro em algumas maratonas, em treinos longos e na ultra que realizei, precisei de um fracasso para entender esse sentimento. Esse aprendizado eu trago para minha vida pessoal e sempre que enfrento uma situação sem saída, procuro analisar e ver se realmente não é possível seguir, ou se é apenas mais um muro que eu tenho que derrubar.

3 comentários:

  1. fala Gus
    Muito bom teu blog!!!!
    Saudade de ti meu amigo!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Meus muros acontecem em momentos diferentes.
    O psicológico ocorre por volta dos 90 minutos de atividade. O cérebro pensa: "o que estou fazendo aqui, você não tem nada melhor prá fazer não".
    O físico ocorre por volta dos 25kms. O corpo diz pro cérebro: "já cansei desta coisa repetitiva, vamos parar. Mas você é o chefe, eu continuo se você mandar mas te aviso que vamos ficar doendo no final".
    Abs

    ResponderExcluir
  3. É isso aí cada um tem o seu muro para derrubar!!

    ResponderExcluir