segunda-feira, 20 de junho de 2011

Maratona de São Paulo

Como muitos dos leitores que acompanham esse blog sabem eu também sou treinador de corridas, trabalho que retomei no ano passado e com mais firmeza este ano, sou personal trainner e tenho o orgulho de pertencer a equipe de profissionais da Branca Esportes. Sendo assim, esse ano eu fui a maratona de São Paulo como treinador e não como atleta, fui acompanhar alguns atletas que dou treino particular e aos atletas de treinamento coletivo da Equipe Branca Esportes.
Este ano observei a prova de bicicleta e pude acompanhar a prova de alguns pontos, como na largada, km 12, km 15, km 21, km 24, km 30, km 35, km 40 e chegada. A prova foi este ano muito rígida com os atletas, principalmente para aqueles que iriam fazer a prova em mais de 4 horas, a umidade do ar estava baixa e eu não precisava de nenhum instrumento para perceber que a qualidade do ar estava péssima.
Eu li alguns comentários de amigos, e realmente concordo que a prova da pouca atenção aos atletas mais lentos, era visível que faltava apoio, para eles, fiquei na prova até o último chegar e considero todos que realizaram a prova acima de 5 horas, verdadeiros heróis, pois corriam praticamente abandonados pela prova, apesar de a estrutura ainda estar armada, já era possível observar a movimentação da organização da prova para encerrar a estrutura, isso abala muito e se torna mais um grande obstáculo para os atletas. A minha sugestão é que a largada da prova seja mais cedo e que a organização se programe para dar mais apoios a partir do KM 30, colocar mais staffs na USP, colocar mais bandas, e mais gente ajudando, com certeza isso faria mais pessoas completarem a prova.
Perdi a conta de quantas pessoas eu atendi, quer seja com alongamento, com soro, com ajuda psicológica ou com comida, sendo que quase todos não eram meus atletas, isso não custa muito, e dentro dos custos de uma prova não significa nada.
Foi emocionante ver todos os nossos atletas atingirem o objetivo, quer seja nos 10km, quer seja nos 25km ou na maratona.
Poucos tiveram problemas e o que tiveram já se encontram bem.
Acho que a exaustão psicológica ontem foi maior que todas as maratonas que já fiz, mas a recompensa foi ótima.
Seguem fotos de alguns atletas de nossa equipe.

3 comentários:

  1. Pois é, eu vi a prova "por dentro", correndo sem compromisso, e podendo observar tudo. Em comparação com 2008, eu diria que houve um progresso, mas a maratona ainda pode melhorar muito. Parece ser marca da Yescom mesmo esse negócio de desprezar os mais lentos, e eu realmente percebi a desmontagem de estruturas ainda durante a prova, um desestímulo mesmo pra quem tá se matando pra terminar a prova. Não dá pra culpar a organizadora pelo clima, mas também concordo que daria e deveria começar mais cedo. E sem atraso, especialmente quando sabemos que esse atraso ocorreu por causa do Globo Rural... eu também entendo a facilidade que é usar a Avenida Politécnica como percurso, porque é uma via pouco usada nos finais de semana, mas ô lugarzinho infernal pra correr!! Odeio mais a Politécnica do que a USP, onde pelo menos tem sombra. Por fim, a gente tem que lembrar que a Maratona de SP, não sei porque cargas d'água, costuma ter um número bem grande de corredores despreparados, que acham que vai dar pra ir "na raça" e que descobrem que o buraco é muito mais embaixo. Vi isso em 2008 (conversei com um, no km 40, que corria pela primeira vez algo acima de 10km...) e vi isso agora de novo, gente de tênis de futebol de salão, meião de futebol (não era meia de compressão não...), aiaiai.

    ResponderExcluir
  2. oi, gustavo!!!

    não sabi que você é treinador de corridas e que trabalha com o Branca!!!

    muito legal!!!

    não estive na maratona de são paulo este ano, mas pelos cometários que li, parece que a yescom judiou mesmo dos participantes!
    ano passado, eu corri a maratona, e faltou água, para mim e para outros corredores, no último posto de abastecimento... um absurdo!

    tá na hora de eles mexerem no horário dessa largada!
    eu estava acompanhando a prova lá em urubici, e de repente eles interroperam a transmissão só pra continuar passando o tal do globo rural!
    que falta de respeito!
    tive tanta raiva que nem quis mais saber!
    mas será que não dá pra ficar sem globo rural uma vez no ano?????????

    parabéns pra todos os que enfrentaram esse desafio!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gustavo! Li a sua postagem há muito tempo, mas não havia comentado nada!
    Vi que faltou apoio aos mais lentos no final e li em outro blog o pessoal elogiando o apoio de vocês, professores da equipe Branca! Parabéns pleo trabalho!
    Até o próximo treino! Um abraço!

    ResponderExcluir