segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Relatório das 24 horas de Campinas

Esse final de semana aconteceu a prova 24 Horas Ultramarathon de Campinas no Parque do Taquaral.
A prova teve início as 10:00h da manhã de sábado com término no mesmo horário de domingo.
Desta vez fiz em quarteto com os colegas da Top Notch.

Este tipo de prova em equipe pode ser feito na estratégia que a equipe escolher. Sendo assim optamos por cada membro da equipe rodar por 4 voltas (11km) e revezar assim até a noite. A primeira a começar foi a Fernanda Melo, seguida pelo Marquinhos, Rodrigo e Eu.
Vale falar que fui apresentado para a minha equipe na manhã (ou madrugada de sábado), e foi bem legal vivenciar essa experiência com pessoas que não conhecia e que até então ainda não tinham vivenciado a experiência Ultra.
Logo pela manhã meu primo Tonho e a Tânia, que moram em Campinas vieram me ver e tivemos a chance de conversar um pouco antes de eu largar, foi ótimo vê-los bem, e ver a barriguinha da futura mamãe crescendo.


Eu fui fazer a minha primeira perna de 11km as 13:00h e o termômetro já marcava 40 graus, percebi que o sol afetou muito o rendimento da maioria dos atletas.


No final da tarde por volta das 17:00h voltei para pista e completei mais 11 km, esse horário a temperatura começava a abaixar e vibrei quando chegou aos 36 graus.
Outra rodada de 4 voltas começou e a Fernanda ainda estava com o mesmo pique inicial, por falar nisso o astral dela é excelente!! Depois disso o Marquinhos também retornou a pista fazendo mais 11km em um tempo muito bom, vale falar que a consistência de ritmo dos membros da minha equipe foi excelente, porém o Marquinhos já começava a apresentar um cansaço fruto do desgaste dos 33 km percorridos e da semana estafante de trabalho que teve. O Rodrigo me parece que sentiu o desgaste do sol mais que os outros e não conseguiu completar os 11km e rodou na sua terceira entrada 8,750 km. Essa altura da prova percebi que precisaria rodar um pouco mais na pista para poder dar tempo para os outros atletas descansarem, porém a Fernanda voltou e me disse "Estou pilhada" posso rodar no seu lugar mais 4 voltas (11km), eu disse que sim e ela fez novamente no mesmo ritmo. Depois disso conversei com os outros atletas da equipe e resolvi rodar até eles dormirem um pouco, sendo assim comecei era 11:30 e rodei por 3:30 min, até o Marquinhos levantar e rodar mais 11km, depois disso, fiz mais duas voltas e a Fernanda apareceu para rodar + duas voltas (5,5km), foi nesse momento que apareceu o Rodrigo bem disposto logo no início da manhã e foi fazer 4 voltas (11km).
Era manhã e nesse momento fui ver como todos estavam e resolvi dar uma "pilhada na galera" perguntei se topariam a estratégia de cada um rodar 1 volta (2,750)m e ficarmos trocando atéo final da prova. E a estratégia foi aceita. Assim que o Rodrigo terminou as quatro voltas dele, eu fui novamente para pista, consegui fazer um ritmo de 4'30'' p/km, mas acho que fui rápido demais (principalmente depois de rodar 60km), pois quando cruzei a linha de chegada não havia ninguém para eu trocar, então dei mais uma volta ainda abaixo de 5min/km e o Rodrigo estava lá para começarmos esse revezamento de volta em volta. E assim fomos Rodrigo, Marquinhos, Fernanda e Eu, conseguimos fazer um ritmo bem forte nas últimas duas horas e passamos por duas equipes na classificação geral, foi divertido.
No final foi tudo ótimo, tive oportunidade de rever alguns amigos Ultras como o Marcio Villar, Jorge, Jaime, pessoal da Acrimet, e muitos outros.
Quero agradecer e parabenizar meus colegas e parceiros da Branca Esportes que estavam lá em massa com os seguintes atletas: Carla, Adauto, Cheng, Rodrigo, Marco, Fernando, Edson, Gilson, Lucina, Alex, Maria Ritah, Erika, Leandro e Mestre Branca.
Agradeço ao apoio da madrugada: Rubão e Fabíola.
Agradeço e parabenizo os novos amigos da Top Notch: Douglas, Regina, Carlos e Inês (super apoio).
E é claro muito obrigado a minha equipe que ficou em oitavo lugar, onde rodamos mais de 226km. Parabéns pela garra e pela superação

Esquerda para direita: Marquinhos, Eu, Fernada e Rodrigo.

9 comentários:

  1. parabéns, gustavo!!!

    eu estive lá no comecinho da tarde de sábado, mas fiquei apenas por umas duas horas!
    quando estava lá, achei que estava muito quente, mas não imaginava que fosse tanto!!!

    a estratégia de revezar a cada volta foi bem interessante!
    e você tem um ritmo e uma resistência de matar de inveja (eu tô morrendo de inveja rsssssss)!!!! fazer pace abaixo de 5min/km depois de já ter rodado 60km!!!!!!
    parabéns!!!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. De muito valor, provas em equipe. E parece que não foi facil este calor exagerado. Mas venceram o desafio com um pique excelente. Parabens a todos da equipe. Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Difícil correr com você... o cara me mete 4m30/km na 22ª hora da prova, pô! Nao dá nem pra pensar em acompanhar!!! Abraços e parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aliás, por um acaso você é parente da Daniela Abade, publicitária?

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, muit legal o desempenho da equipe. E, que força hein? Fazer 4'30" depois de corre 60km? Ainda não faço isso nem em treinos de tiro... hehehe
    Mas eu chego lá!
    Já sou seguidor do blog.

    Um abraço,
    Mário

    ResponderExcluir
  6. Cara... Minha família, meus amigos, meus vizinhos, meus conhecidos e até meu cachorro acham que eu sou meio doido com esse monte de corridas que faço... Eles pensam até que já ganhei algumas... kkkk... Eles não sabem de nada... Eles não te conhecem..... Se eu sou maluco Tu é doido de pedra... kkk... Segunda parada pesada dessas que eu vejo vc este ano.... E ainda com um módico pace de 4:30, 5:30..... O cara tem que ser bom mesmo.. Parabéns... Muita gente se espelha nessas história... Por hora nem penso em uma ultra, mas o bichinho coça, sabe como é...... kkkk Tu é um cara que arraza mesmo.. Parabéns amigão.... @Manequinho_Blog

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Gustavão, fico honrado de ter participado de mais uma aventura do seu Blog!!!
    Foi muito legal vivenciar esta experiencia da 1ª Ultra juntos. Parabéns pela descrição!!

    ResponderExcluir
  8. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    ---ooO--(_)--Ooo-
    Gustavo vc só esqueceu de dizer no seu relatório da Ultra de Campinas que vc me salvou me doando um PEDIALITE cara depois que eu tomei todo o frasco eu fiquei bom de uma hora para outra se não fosse vc e o amigo Vieira que me deu uma soda depois eu não teria voltado para a prova, muito obrigado mais uma vez pela solidariedade em me ajudar...Sofremos nesse calor mais saímos vitoriosos, foi muito bom revê-lo, parabéns a vc e a sua equipe meu amigo vc tá voando baixo na pista e com certeza para ti foi um ótimo treino para a BR 135.

    Bons treinos e Bom final de semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir