terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resumo das 24 horas


Neste final de semana participei da prova 24 horas dos fuzileiros navais organizada pela Corpore.
Para quem não sabe, trata-se de uma corrida em uma pista de 400 metros, que dura 24 horas, a cada duas horas a organização da prova inverte o sentindo que rodamos a pista.
Sem duvida nenhuma foi uma aventura única na minha vida e ainda não encontro (até por falta de capacidade) as palavras corretas para descrever essa nova experiência.
A prova se deu início as 9:00h da manhã do sábado dia 28 de agosto, confesso que estava com uma mistura de sentimentos nos minutos que antecediam a largada, havia sentimento de medo, expectativa, euforia e ansiedade. Controlar tudo isso, e fazer uma largada equilibrada, foi um grande desafio.
Um dos temores era que temperatura estivesse alta e a umidade relativa do ar estivesse baixa, porém contra todas as expectativas a manhã no rio foi bem úmida e com uma temperatura bem agradável próximo aos 24 graus. Com um clima assim a maioria dos atletas optou por correr mais forte no inicio. Como essa era a minha primeira prova de 24 horas, resolvi correr em ritmo lento intercalando com caminhadas fazendo uma média próxima a 8,5 km por hora.
O que é bom durou 4 horas, pois no início da tarde o sol carioca deu o ar da graça aumentando a temperatura, com isso resolvi me poupar abaixando o ritmo para um pouco abaixo de 8 km por hora.
Uma das coisas que percebi é que a maioria dos atletas segue uma estratégia, porém vão se adequando de acordo com as condições climáticas ou físicas, ou seja, há sempre um plano B,C...
No final da tarde a temperatura começou a cair e resolvi aumentar o ritmo novamente, porém uma dor que imagino que seja no tendão do Bíceps Femoral (musculatura posterior da coxa), começou a me incomodar, e em cada duas horas eu entrava na massagem e ficava cerca de 15 minutos lá para soltar a musculatura que me permitia girar por mais duas horas, isso fez que automaticamente meu ritmo diminuísse se aproximando a 7 km por hora. Mas não deixava isso me desanimar e estava com prognóstico de realizar 150 km na prova.
As 04:00 horas da manhã resolvi trocar o curativo que uso para evitar as bolhas e solicitei ao médico da prova para fazer isso, enquanto estava lá aproveitei para descansar, porém quando deitei me senti com náusea e acabei vomitando. Esse fato me deixou preocupado, pois a hidratação e alimentação é super importante em uma prova dessa, então fui logo me hidratar novamente e vomitei novamente, o médico me passou um remédio para enjôo e pediu para descansar um pouco, segui a orientação tomei um banho quente troquei de roupa e fui na tenda do Branca Esportes onde estava a Sinara e nossa vizinha de tenda a Patricia da equipe Acrimet, fiquei sentado, e a Patricia que me lembrou que eu tinha levado soro, pois nessa altura já esquecemos até o nome, e resolvi tomar o soro e descansar um pouco.
Esse pouco se estendeu até as 06:30 da manhã, quando consegui me alimentar novamente e já estava bem hidratado. Porém segui prudente e apenas caminhei, a essa altura da prova meu foco era só me divertir e conversar com os atletas e admirar esses fantásticos ultras.
A chegada é emocionante, faltando cerca de 5 minutos os atletas começam a se encontrar próximo a chegada dos 400 metros a essa altura 400 metros a mais ou a menos não importava para a maioria dos atletas e aguardamos quase todos juntos o sino da chegada. Prova finalizada e todos nos cumprimentavam entre risos e lágrimas, pois todos sabemos o que significou essas 24 horas para cada um dos desafiantes.
Vinícius diz em uma de suas letras: “é impossível ser feliz sozinho”, sempre concordei com essa afirmação, e novamente isso ficou claro neste final de semana, recebi incentivos antes e durante a prova de vários amigos e familiares, sei que muitos se deram ao trabalho de ir ao computador e enviar mensagens de incentivo durante a prova, o locutor leu só algumas pois dizia que a quantidade era enorme e seria impossível ler todas as mensagens que chegavam para todos os atletas. Estou tentando pedir a organização da prova uma cópia dos recados, para responder um a um. Mas saibam que toda a corrente positiva me ajudou muito nesse desafio.
Queria registrar o incentivo especial que recebi dos colegas da equipe Branca Esportes: Tânia, Rodolfo, Amorim, Leandro e é claro a vó Lucina. Um obrigado especial a Sinara que permaneceu acordada 24 horas a beira da pista sendo nosso verdadeiro anjo da guarda, agradecer a todos os corredores e apoios que estavam lá, em especial para o Jorge Cerqueira e o Marcio Villar que conquistou o segundo lugar na prova.
Continuando a seção Maguila... Agradeço sempre ao meu mestre o Branca, minha mãe, meu pai ( o campeão de golfe), minhas irmãs e aos meus sobrinhos. Sei que muitos familiares estavam online acompanhando a prova, obrigado a todos, valeu Li, valeu João e Le. Não cabe todos os agradecimentos, mas você saiba que sou grato. E é claro sempre o obrigado para a Paty, por sempre me incentivar.
Quero ressaltar que esta foi uma prova muito bem organizada e segue os meus parabéns a Corpore e aos Fuzileiros Navais.
No final percorri exatos 132,8 km que correspondeu a 332 voltas na pista. Valeu!!

8 comentários:

  1. Um grande desafio com certeza. Para atletas especiais como voces que toparam este desafio. Imagino como voce descreveru todas as dificuldades numa prova como esta e, são muitas. Voce se superou mesmo diante da dor, teve a capacidade de aguardar um pouco, hidratar novamente quando a pouco o organismo rejeitava agua e alimento. Enfim uma prova de superação. Parabéns pelo resultado, pelo relato cheio de emoções e pela lição de vida a todos nós .
    Um abração
    Eduardo
    Pelotas, RS

    ResponderExcluir
  2. parabéns, gustavo!!!

    pelo seu relato deu pra sentir um pouquinho do que foi essa prova, mas só um pouquinho... porque ficar 24h acordado, correndo ou tentando correr é algo mesmo que só vivenciando pra saber!

    parabéns pela coragem de sonhar enfrentar um desafio como esses,
    pela garra de treinar pra tornar esse sonho possível,
    e pela força de conquistar esse sonho!

    grande ultramaratonista!!!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu irmão, estou orgulhoso pelo seu feito, os contratempos acontecem e vc estava muito bem guardado pelos anjos (Sinara e Patricia). Quero deixar aqui meu respeito, minha admiração por vc e pelo sei feito, pois, acompanhei a sua preparação e sei do seu empenho, dedicação, e, sei também que vc abdicou de muitas coisas para um objetivo maior. Conrades e Br 135 te aguardam. Valeu Ultra.
    Heri

    ResponderExcluir
  4. Tirando as adversidades que vc teve durante a prova e para a primeira prova de 24 horas vc mandou super bem Gustavo, parabéns pela brilhante prova, foi um prazer correr com vc 24 horas, parabéns por mais uma ultra realizada, agora é descansar para a próxima aventura, náo sei qual será a sua, só sei o seguinte que a minha será em Campinas correndo no Parque do Taquaral 24 horas em Novembro e espero também te encontrar lá...Tem fotos sua no meu álbum do orkut e no meu blog, caso vc queira copiar.
    Olha esqueci de tirar foto com a Sinara, se puder transmitir a ela o meu obrigado eu agradeço e tambem diz para o Mestre Branca que ele fez falta esse ano aqui na Ultra.
    Um forte abraço e continue mantendo o foco...

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Incrível!!!!
    Apesar dos imprevistos acontecidos, foi um excelente desempenho por ser a sua 1º prova, e saber em que o que você rodou em 24h, foi o que rodei em um mês, mas é muito bom saber o caminho a ser trilhado, e saber que um dia alguém o já fez, isso nos dá inspiração e motivação.!
    É isso aí... PARABÉNS!
    Abraço
    Alfredo Leal.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gustavo! Desculpe-me pelo atraso! Parabéns pela prova! Como se sente após 2 semanas da prova? Vamos para as próximas? Qual será?
    Estou ficando com medo! Quer dizer que ªdevagar e sempreª è que se começa? Rsrs. Acho que vou começar a apertar os passos! Rs.
    Bons treinos e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Gustavo... Palavra de gordinho que corrre: Cada vez que alguém me chama de doido por causa dessas corridas malucas que tenho feito, eu penso em um amigo.. Um tal de Gustavo Abade. Uso seu famoso exemplo dos 75km do Litoral de anos passados... As pessoas não acreditam na emoção do relato. Parece até que foi eu quem viveu o fato... Emocionante... Bem meu amigo.. Ao me referir à sua pessoa vou ter agora que mudar de referência... Depois dessa ultra maluca de 24 horas, aquela homérica prova dos 75km não é mais assunto Você superou todas as minhas expectativas no que tange à meta, foco, paciência e persistência... Parabéns cara.... Espero que a minha mensagem ocasional de alto-falante tenha ajudado em algo... Essa foi a intenção... Risos... Foi a minha parte física para ajudar.... Parabéns.... Mas fica uma pergunta: Depois dessas 24 horas, qual sua nova meta? Bom.. Responda devagar.. Tem gente lendo isso aqui.. Não vai matar ninguém do coração.... Abração... Você é um exemplo...

    ResponderExcluir
  8. Caramba, cada comentário legal!!
    Então Jorge não farei Campinas, mas quero torcer pelos amigos!!
    Eduardo e Eli meus amigos virtuais, espero ansiosamente o dia que nos encontraremos em alguma prova.
    Heri e Mayumi são amigos da labuta, já treinamos juntos algumas vezes e é sempre legal ler as mensagens de vocês.
    Alfredo espero que continue treinando!!
    Manequinho, confrade e amigo corredor, adorei a mensagem. Então a próxima se tudo der certo (se a organização me aceitar) será a BR 135, que é uma prova de 217 km na serra da mantiqueira, agora vale a torcida para eu ser um dos poucos privilegiados a ser escolhido para esse desafio!!
    Neste final de semana vou atualizar o Blog.
    Valeu!!

    ResponderExcluir