domingo, 18 de julho de 2010

Treinão Sob Chuva


Este final de semana tivemos muita chuva em toda a região sudeste, eu desci para Santos e fiz o meu longo de 6 horas pela baixada santista.
Como parte da aclimatação e de estratégia para a prova de 24 horas no final do mês de agosto, tenho corrido cada longo em diferentes horários do dia (isso inclui a noite), para ver como eu me adapto, comecei o treino as 10:30 e terminei as 16:30. No total percorri 51,5km com um ritmo próximo a 7 min / km, me senti muito bem no treino, o único problema foi a chuva, choveu direto durante essas seis horas, e as vezes senti até um pouco de frio. Mas correr é isso conseguimos controlar o ritmo, nosso treinamento, nossa alimentação, mas não controlamos a mãe natureza. Faltam 40 dia para a minha ultra do ano!!

Em tempo o Marcio Villar completou a double bad water!!

7 comentários:

  1. Sensasional, um belo e molhado incentivo, treinar sob este tempo de chuva. Aconteceu comigo o contrario hoje, domingo pela manha cedo. Despertei como de costume, sete horas , tudo planejado e a chuva, fininha, que durou todo o dia me impediu de treinar. Agora vai ter que acontecer um longão na semana no primeiro dia de sol, com certeza. um abraço e força para o proximo desafio.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gu, saíba que vc é um exemplo para nos corredores menos experientes. Estou torcendo por vc, hoje estou todo dolorido, a Maratona de ontem foi a prova mais dificil que participei, não estava no meu melhor dia, mas completei em 3hs.54min.
    Valeu e bons treinos
    Heri

    ResponderExcluir
  3. Gustavo,

    Passei por isso durante a semana, nos treinos de 21k. A solução foi a capa de chuva, que percebi como uma boa proteção e uma forma interessante de lidar psicologicamente e fisicamente com o excesso de umidade. Por incrível que pareça, não é fácil de lidar com a transpiração sob a capa, mesmo no frio, visto que ela age também como um isolante térmico. Imagine em condições de corrida. Enquanto corria e tentava lidar com tudo isso, imaginava o que os ultras passaram em 2009, quando a prova do Rio começou com uma chuva rápida e depois destilou todo mundo com um sol de 40 graus.

    Bom, são coisas que, como você disse, não controlamos, mas podemos perfeitamente enfrentar. E nesse final de semana farei como você fez no longão: vou ao litoral, para Peruíbe, participar do beach cross de 30K para estar mais adaptado ao nível do mar e suas condições imprevisíveis.

    Vamos em frente! Faltam 45 dias! A planilha está chegando no final! Até agosto!

    ResponderExcluir
  4. Comentários legais!!
    Canelafina, larga mão de esconder o jogo tenho certeza que vários longos seus já foram debaixo de chuva, espero que tenha feito um ótimo longão.
    Heri, parabéns em um dia ruim tá rodando abaixo de 4 horas, fique tranquilo que vc está caminhando naturalmente para sub 3h30min...
    Marcelo tenho a impressão que esse final de semana vai fazer sol na baixada, então leve o protetor solar e te desejo uma ótima prova.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Gustavo muito bom o treino parabéns, olha ano passado quando fiz a Ultra dos Fuzileiros eu treinei para não dormir de madrugada e os meus longões também eram de manhã, tarde, noite e inclusive de madrugada, quando chegou a madrugada muitos foram dormir e eu fiquei na pista com alguns corredores rodando...
    Rodar na chuva é ruim por causa do frio, mas nós que corremos ultra temos que acostumar com isso na Ultra de 5 Pontões ano passado no Espirito Santo pegamos durante o percurso 6 horas de sol bem forte e as 2 horas finais com muita chuva...
    Valeu...

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Gustavo! Acho que vou apertar os passos, pois se ficar no "devagar"... estou vendo que vou pelo mesmo caminho que você! Rsrsrs. Nem sonhando faria 6 horas de treino! Kkkkk.
    Parabéns pela determinação de correr na hora do almoço (pra maioria das pessoas! Rs.). Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Gustavo: Muito incentivador esse seu relato. Legal ver que muita gente de ponta treina na "nossa área", a querida Santos.... Só quem faz essas loucuras de longões (dia e noite) é que sabe realmente do que vc está falando... Afora isso, tem o outro lado, a família que fica em casa esperando pela gente... Dose!! Acho que esse fenômeno se chama "abandono pró familiar pré esportivo"... Risos...Coisas de quem gosta de superar limites... Na verdade Gustavo, você foi um dos incentivadores... Vc é um dos culpados pelas minhas corridas... Obrigado! Parabéns... Ainda chego lá! Grande abrado do amigo e confrade...

    ResponderExcluir